Perda auditiva e problemas de memória

Perda auditiva e problemas de memória

Perda auditiva e problemas de memória

 

Pesquisas feitas por cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, relataram que perda auditiva e problemas de memória podem estar relacionados. O estudo avaliou cerca de 639 pessoas com idades entre 36 a 90 anos e com saúde mental normal.

Essas pessoas foram acompanhadas durante 18 anos, onde o estudo foi dividido em duas etapas: de 1990 a 1994 e depois até 2008. E ao final do estudo, foi constatado que quase 20% dessas pessoas tinham desenvolvido problemas auditivos leves, já outros haviam desenvolvido problemas de perdão de audição moderada ou mais grave. Sem contar que 58 pessoas apresentavam problemas de perda de memória e, desses, 37 estavam com Alzheimer.

Ainda segundo o estudo, a cada dez decibéis perdidos as chances de desenvolver problemas cerebrais aumentam em até 27%.

Apesar da perda auditiva não ser a causadora dos problemas de perda de memória, ela contribui para acelerar esse processo. O que se pode concluir é que: os adultos que possuem perda auditiva tem mais chances de desenvolverem problemas de memória ou nas habilidades cognitivas.

A pesquisa ainda ressalta o uso do aparelho auditivo como um auxiliador a saúde e que pode ajudar a amenizar esse problema. Por isso, ao primeiro sinal de que algo possa estar errado, procure um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!




 

*