Super Desconto em Aparelhos Auditivos

Desvendando os Super Descontos em Aparelhos Auditivos

Super Descontos em Aparelhos Auditivos

O desconto, que via de regra – é muito bem-vindo, pode esconder uma verdadeira armadilha quando atinge os níveis de super-descontos permanentes. Sem nenhum elemento concreto e plausível, os grandes descontos são um engodo. Abaixo estão algumas perguntas e respostas para ajudar a esclarecer essa armadilha.

P: Gostaria de fazer pesquisa de preço de aparelhos auditivos, é fácil?
R: Segundo um site “É simples, basta fazer uma rápida pesquisa, nossos aparelhos auditivos são em média X% mais baratos.” Mas, como é possível fazer isto se nenhuma empresa divulga as tabela de preços de aparelhos auditivos? Nem mesmo a empresa que apela fornece condições de fazer a comparação “fácil” (apresenta apenas uma tabela genérica)?

Aparelhos auditivos é parte de uma protetização e não uma mercadoria, assim como o marca-passo também não é. Normalmente, nenhuma empresa divulga a tabela de preços para adaptação de aparelhos auditivos pela Internet; assim como é apelativa a divulgação de tabela de preço de qualquer outro procedimento médico ou de saúde. Mesmo assim seria difícil; pois, são mais de mil modelos no mercado.

É como passar em vários hospitais e médicos para se obter o preço da colocação do marca-passo.

P: Já vi empresa anunciando 70% de desconto em média. Neste mercado é possível?
R: Depende. Tem empresa que diz que “nossos aparelhos auditivos são em média 70% mais baratos.” Mas, em várias outras partes do site pode ser visto que é de “até 70% mais baratos”. Flagra-se uma clara contradição: “em média 70%” e “de até 70%” são muito diferentes. Além disso, tem um outro aspecto bastante negativo.

Você sabe que para se andar numa viagem a 100Km/h é necessário andar a muito mais de 100Km/h para compensar as paradas ou as reduções de velocidade.

Da mesma forma, para se vender em média a 70% de desconto, deverá haver. p.ex, um caso de 100% de desconto para cada caso de 40% de desconto para compensar.

Se o valor do aparelho de 100% de desconto for a metade, precisaria de dois deles para compensar 40% de desconto de um aparelho mais caro, para manter os 70% de desconto “em média”.

E, é isto mesmo que muita gente já percebeu, no segundo caso: a empresa precisaria dar dois aparelhos auditivos grátis para cada aparelho vendido com 40% de desconto.

P: Obter 70% de desconto em média é bom?
R: Sim, sem dúvida, é ótimo se fosse verdadeiro. Mas, será que em um mercado estável, de décadas, como a dos aparelhos auditivos, é possível uma empresa novata conseguir vender por menos de um terço do valor que o mercado pratica?

E se disser que este tipo de empresa só compra no mercado nacional, como a maior parte das empresas? Isto significa que o desconto que ela tem é pequeno.

Para outros segmentos do mercado, você acredita que uma empresa consiga fazer isto permanentemente sem ter nenhum diferencial que possa sustentar este desconto?

Se o desconto não for “em média”, mas “de até 70%”, fica mais fácil entender. Pois, neste caso, a maior parte dos clientes não obtém este desconto máximo. Pois, o aparelho de 70% de desconto pode não servir para ninguém.

O super-desconto é apenas uma força de expressão, um artifício, um engodo. Se isso fosse possível, o mercado já estaria praticando este desconto; pois, no mercado há muitas empresas “sobrando” e querendo vender.

O problema não é ter empresa dizendo que dá 70% de desconto; o problema são as pessoas acharem que isso é possível ou acreditar que esta deve ser uma empresa de baixos custos. O importante é você ter a consciência e não ser enganado, independente de comprar neste ou naquele tipo de empresa.

P: Eu vi 70% de desconto na tabela de preços de uma empresa. Não é real?
R: Sim, vários preços que ela afirma praticar, muitas empresas praticam também. Os preços dela estão perfeitamente dentro da faixa normal do mercado.

Embora a tabela seja genérica, ela coloca os preços dos aparelhos dos concorrentes na “estratosfera”. Com isto os preços dela ficam com um desconto irreal.

Além disso, esta empresa “economiza” muito nos atendimentos e serviços; dão menos atenção que as empresas tradicionais.

Ela não tem um grande diferencial de custo (além de economizar no atendimento) que pudesse praticar um desconto real de tal magnitude e de forma permanente.

O problema é a clara intenção de te enganar. É possível fazer uma liquidação (de verdade, como se estivesse fechando a empresa) o tempo todo?

P: Se achar empresas vendendo aparelhos auditivos significativamente mais barato, devo aceitar ou desconfiar?
R: Se você avaliou bem e sentiu confiança, você deve fazer negócio com ela. O que procuramos alertar é o equilíbrio deste mercado, já maduro. Os preços praticados no Brasil são semelhantes ao resto do mundo, nas mesmas condições; pois, lá fora também tem “picaretas”. Mesmo assim, sempre existe aquele que entra com estardalhaço, achando que todos vão acreditar no apelo de preço. Por outro lado, não estamos absolutamente insinuando que quanto mais caro, melhor. Mas, na vida real, a cautela e a experiência recomendam prudência para acreditar em milagres. Mais importante do que desconfiar, é procurar entender se as alegações são plausíveis e procurar outras empresas; que vão fornecer informações importantes para a comparação. Leia também outros textos do menu Dicas.

P: Porque este mercado de aparelhos auditivos não seria “de preço”, já que estaria comprando um aparelho eletrônico?
R: Poderia ser, se o aparelho não exigisse ajustes, se não exigisse acompanhamento e se não fosse uma prótese. Aparelho auditivo é um produto de saúde adaptado personalizadamente para atender as dificuldades de uma pessoa específica. Da mesma forma que não se compra um marca-passo como uma mercadoria isolada, você não compra o aparelho auditivo como um produto eletrônico. Empresas que empurram a protetização para um comércio, tendem a atender como um comércio. Ou seja, elas vão simplesmente vender o produto com muito pouco serviço ou não tem serviço de qualidade nem estrutura para fornecer. Embora você deva considerar o aspecto de preço, não esqueça que o aparelho auditivo é uma questão de saúde e não uma questão de luxo. A protetização é para atender necessidades de audição, que é um dos sentidos do ser humano. É o sentido fundamental para o relacionamento humano; quer seja social, familiar ou pessoal. Não desperdice, empregue bem o seu dinheiro.

2 Comentários

  1. Carolina disse:

    Boa Tarde. Gostaria de saber quanto custa o aparelho microcanal. Tenho otoscleorose, e procuro um aparelho quase imperceptível para uso. Sou muita vaidosa e não quero que isso apareça. Aguardo contato.

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