Uso de Dois Aparelhos Auditivos

Benefícios com o uso de dois aparelhos auditivos

A natureza nos agraciou com dois ouvidos. A falta ou o rebaixamento da audição de um dos lados causa vários problemas pouco perceptíveis. O uso de dois aparelhos auditivos pode ajudar a melhorar essa perda de audição.

A audição normal nos permite saber se um som vem da direita ou esquerda, além da sua distância. O correto ajuste que ocorre em uma amplificação bilateral permite que o cérebro trabalhe mais naturalmente, ajudando a compensar as deficiências e o desequilíbrio dos ouvidos.

Veja as principais vantagens do uso de dois aparelhos auditivos para audição binaural relativamente à audição monaural:

1. Mantêm ambos os ouvidos ativos. Os ouvidos em uso possuem a habilidade de escutar e os sistemas auditivos (inclusive o cérebro) ativos (sem a utilização de uma parte do sistema auditivo, passamos a “desaprender” o processamento e a compreensão dos sons).

2. Proporciona melhor sensação de equilíbrio e conforto (exige menor amplificação de cada lado, reduzindo estridência e distorção, o que proporciona menor esforço e maior conforto).

3. Melhora a noção de direção e localização da fonte sonora (efeito estéreo: direção e distância).

4. A melhora da qualidade sonora aumenta o entendimento da fala, inclusive em ambientes ruidosos (que por sua vez, melhora a conversação e a integração em mais ambientes).

5. Permite ouvir sons mais baixos e mais distantes (a amplificação total é maior e ainda utiliza a sensibilidade de dois ouvidos).

6. Os sons são mais facilmente distinguíveis (identificação e reconhecimento da fonte sonora ocorrem de forma mais fácil).

7. Aproximadamente 50% das pessoas com zumbido em seus ouvidos relatam melhora deste sintoma quando utilizam dois aparelhos auditivos (o uso de aparelho auditivo faz com que o usuário não perceba o zumbido no ouvido protetizado).

8. A maioria das pessoas prefere usar dois aparelhos auditivos a apenas um aparelho, quando elas possuem perda auditiva em ambos os ouvidos (usuários de audição binaural expressam maior nível de satisfação).

9. Mesmo com dois aparelhos, o usuário protetizado não atinge a audição normal. (Portanto, com apenas um aparelho, a distância em relação à normalidade é ainda maior, em relação ao uso de dois aparelhos auditivos).

10. A audição binaulral amplia a faixa de frequências sonoras recebidas e entendidas (a ampliação da faixa de frequência contribui para a melhora da compreensão das palavras).

0 Comentários

Deixe o seu comentário!




 

*